História da Numatic

A Numatic foi fundada em 1969 na cidade de Crewkerne, Somerset, no sudoeste da Inglaterra, onde concebeu o seu primeiro projeto de aspirador comercial para limpeza de carvão, petróleo e caldeiras.

No início, a empresa empregava seis pessoas numa pequena fábrica que não era maior que uma garagem e os equipamentos mais sofisticados eram uma broca…. graças a Deus os dias tinham 24 horas de duração!

Os primeiros projetos de aspiradores foram elaborados a partir de uma combinação de tambores de óleo e componentes de uso diário que estavam imediatamente disponíveis, tais como puxadores de mala, rodízios para móveis e bacias de lavagem de louça domésticas. Todos montados de tal modo que proporcione uma força de trabalho simples, confiável para uso comercial e industrial.

Em 1971, a procura tinha crescido muito para a pequena fábrica de Crewkerne pelo que nos deslocalizámos para um moinho de água na cidade vizinha de Yeovil, que foi onde aprendemos tudo acerca de máquinas de aspiração de líquidos… quando o rio subia de nível, a fábrica era inundada regularmente entre 5 e 10 centímetros!…. mas a produção continuou. Foi aqui que foi desenvolvido o primeiro aspirador comercial, o NV-2, seguido de muito perto pelo original (e altamente bem sucedido) NV-250. Ambos produzidos totalmente em aço e a maioria dessas máquinas ainda estão em funcionamento – mais de 30 anos! Nós orgulhamo-nos do facto de ainda podemos fornecer peças de substituição para todos os aspiradores Numatic já produzidos.

Em 1973 começámos a investir na indústria de limpeza profissional e produzimos a primeira máquina de lavar, além de aspiradores de pó e líquidos. Mais uma vez, com base em componentes que podem ser adquiridos em fornecedores atuais.

Mas em 1974, tínhamos agora superado a capacidade de produção instalada no moinho e mudámo-nos para a nossa primeira fábrica real, em Beaminster, Dorset, onde expandimos gradualmente ao longo dos 20 anos seguintes. Beaminster era para ser a casa de ‘Henry’, produto pelo qual a Numatic é famosa em todo o mundo; com as vendas aumentando ano a ano desde o seu desenvolvimento em 1981.

Até 1990, a montagem dos nossos produtos era realizada a partir de componentes de metal e plásticos fornecidos por fornecedores. Nós, então, avançámos para as nossas próprias instalações melhoradas na manipulação de metal para desenvolvimento de produtos comerciais mais resistentes e com maior qualidade. Foi neste momento que percebemos que precisávamos de maior capacidade de produção e uma maior experiência em fabricação se pretendêssemos manter-nos competitivos nos mercados mundiais.

Como resultado, o local em Chard onde a Numatic está situada hoje foi adquirido em 1990. A Numatic continua a expandir as suas operações neste local conforme as exigências e nível de procura de mercado.

Em 1995, foram constituídas empresas subsidiárias perto de Paris, na França e em Joanesburgo, África do Sul para fornecer suporte completo à nossa crescente presença internacional. A Alemanha foi adicionado à lista em 2002 e os Países Baixos em 2004. O Grupo está localizado ainda na Suíça e desde Maio de 2015 também em Portugal, na cidade da Maia, Porto.

A chave para o sucesso da Numatic é a estreita relação que foi estabelecida com os seus clientes e fornecedores em todo o mundo. Muitas dessas relações têm sobrevivido ao longo de todo o ciclo de vida da empresa e, de facto, muitas persistem após segunda e mesmo terceira geração. Ao longo destes anos esperamos que tenhamos sempre escutado opiniões e conselhos e ao fazê-lo providenciar um melhor serviço aos nossos revendedores e eles, por sua vez, aos nossos clientes.

O nosso objetivo é continuar a ser inovadores, manter um alto padrão de qualidade e para garantir um bom valor acrescentado para o dinheiro investido nos nossos produtos.